INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS SOBRE O VI CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ.
domingo, 6 de maio de 2018
FESTA DA CULTURA NORDESTINA
VEM AÍ O
VI CONGRESSO DE ESCRITORES,
POETAS E LEITORES DO CEARÁ.
24 e 25 DE JULHO DE 2018
CASA DE JOSÉ DE ALENCAR
TEMA: O NORDESTE COMO BERÇO DA CULTURA
POPULAR BRASILEIRA.
PROMOÇÃO: GRUPO CHOCALHO
AÇÃO POÉTICA HOJE !
PÃO, PAZ E POESIA !
VEM AÍ O VI CONGRESSO DE ESCRITORES, OETAS E LEITORES DO CEARÁ !
24 e 25 de julhde 2018
GRUPO CHOCALHO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bom dia! ótima notícia, para participar com alguma apresentação é necessário fazer inscrição, caso seja qual LINK para conectar. Falar do nosso povo, os valores da nossa gente é sempre importante, os grandes mestres da cultura é dessa região bem dinâmica, rica, admirável, parabéns aos organizadores.... Gevandir Muniz - prof, escritor e poeta sonhador.
ResponderExcluirA LITERATURA CEARENSE ONTEM E HOJE
ResponderExcluirOlá caros leitores e ouvintes, plateia maravilhosa
Quero vos dizer um pouco da nossa literatura
No passado tivemos muitos autores grandiosos
Fala de José de Alencar, José Olímpio, a Raquel de Queiroz
Ela nos retratou, da seca descreveu, o Quinze publicou
O Alencar falou do nosso povo, o Guarani foi uma bela obra
Já Iracema foi sua maior história, a morena de lábios de mel
Muitos outros literários tivemos, e movimentos que surgiram aqui, despertou a Semana de Arte Moderna em Sampa, antes dela surgiu aqui a Padaria Espiritual – 1892, apareceu também o grupo chamado de Academia Francesa em 1886...
O Pão foi seu jornal literal da Padaria, o Clã apareceu em 1940, então tivemos muitas agremiações literárias, Os Oiteiros em 1813
O Saco – 1975, Siniará – 1979, ano de minha sorte, surgi e aqui estou
A Quizena em 1860, o Clube Literário de 1887, o Grupo Chocalho com 33 primaveras na estrada, A Vila dos Poetas em Maranguape, e outros tantos...
Tivemos a criação da ACL no ano de 1894, antes mesmo da ABL, e nesta aclamou a nossa grandiosa Raquel de Queiroz, primeira brasileira a entrar na Academia Brasileira de Letras.
Mais recentes partiu o Patativa do Assaré, o passará cantante do Sertão e teve seu reconhecimento neste país plural, cultural, e até mundial.
Nos tempo de hoje, posso citar Gilmar de Carvalho, Dimas Macedo, Lira Neto, Dimas Muniz, Natércia Montenegro, Socorro Accioli, Aila Sampaio, Renato Pessoa, Ana Cristina Aguiar, Marina Duarte, Bráulio Bessa, e muitos outros renomados e maravilhosos, encantadores das letras e palavras desta cidade e deste Estado espetacular com seus talentosos escritores, poetas, poetisas e conhecedores da cultura popular.
Obrigado a todos presentes parabenizo pelo evento, com carinho e dedicação do Professor e Poeta sonhador > Manoel Gevandir Muniz Cunha, abraço a cada um de coração, até a próxima vez... Fiquem com Deus, amo vocês, Vivam através do Amor... Fortaleza II FLIACE – Shopping BenficArte, 22 nov de 2017.